8 de agosto de 2011

Bife à Regional


Este é um prato incontornável da bela ilha de São Miguel, onde se encontra em praticamente todos os restaurantes, do mais simples ao mais arrojado - sendo o famoso Alcides de Ponta Delgada reconhecido como o especialista. O bife regional - ou bife à micaelense - pode ser confeccionado com algumas variantes - vinho branco ou cerveja mas também whisky ou brandy, com ou sem ovo à cavalo, etc. -, mas não lhe pode faltar a imprescindível "pimenta da terra em calda" que lhe dá o seu sabor tão pungente e característico. Uma delícia para quem aprecia carne.

Ingredientes para 1 pessoa

  • 1 bife de novilho (lombo, acém...) com 150-180 g
  • 1/2 pimento de curtume*, escorrido e cortado em tiras
  • 1 dente de alho laminado
  • 1 folha de louro
  • 50 ml de vinho branco seco (ou de cerveja)
  • óleo q.b.
  • 1 noz de manteiga com sal
  • sal & pimenta moída no momento
* os pimentos ditos "de curtume" ou "pimentas da terra em calda" são uma especialidade tipicamente açoriana. Conservados em vinagre e sal marinho, dão um toque forte e picante a alguns pratos regionais, entre os quais o famosos bife à moda de São Miguel. Também costumam ser servidos a acompanhar petiscos.

Pimenta da terra em calda

Preparação

Aquecer um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente. Dourar o bife de ambos os lados até obter o grau de cozedura desejado. Temperar com sal e pimenta.

Juntar o alho laminado e a folha de louro. Regar com o vinho branco e deixar evaporar um pouco. Adicionar as tiras de pimento.

Incorporar a manteiga, mexendo com uma colher de pau até obter um molho cremoso e brilhante, sem deixar ferver.

Empratar o bife, regando este com o molho da frigideira. Servir de imediato, acompanhando com batatas fritas em rodelas e salada mista.

Fonte : receita do chefe Luís Correia ligeiramente adaptada da publicação Guia Gastronómico de Portugal * Açores (Portugal)

Pimento : Pimentão - Pimenta : Pimenta do reino - Novilho : Boi

3 comentários:

  1. Olá Elvira,
    Há já algum tempo que sigo o teu blog mas não conseguia comentar, agora que já consegui resolver o problema, queria dar-te os parabéns pelas receitas maravilhosas que partilhas! Gostava muito de conhecer os Açores...talvez um dia :)

    Este bife está suculento e bastante apetitoso! O curtume de pimentos vermelhos deve ser muito bom.
    Beijinhos

    Visita-me no meu novo cantinho :)
    http://inventurasnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Uma receita tradicional que apetece provar!...
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Uma sugestão simples e que têm tudo para ser deliciosa.

    Beijos.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !