9 de setembro de 2010

Pudim de chá verde




Tive a oportunidade de visitar recentemente as belíssimas plantações de chá da Gorreana - na ilha de São Miguel. Cultivado sem pesticidas nem adubos, o chá açoriano é secado e condicionado de forma artesanal numa pequena e charmosa unidade de produção onde se continuam a usar máquinas muito antigas importadas de Inglaterra no século XIX. Parece que o tempo parou naquele local encantador, único na Europa. Preto ou verde, o chá da Gorreana é um produto raro de qualidade ímpar. Nos Açores, é frequente o chá regional entrar em doces, bolos e sobremesas como no caso deste pudim delicioso cuja receita provem da Sra. Dª Margarida Meireles Gago da Câmara Hintze Mota, proprietária das culturas Gorreana.

Ingredientes para 8 pessoas
  • 1/2 l de leite
  • 2 colheres (sopa) de chá verde
  • 300 g de açúcar
  • 2 ovos + 10 gemas
  • caramelo líquido q.b.
Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar um banho-maria.

Colocar o leite num tacho e levar ao lume. Retirar do lume logo que o leite começar a ferver.

Adicionar o chá e deixar tomar gosto por 7-10 minutos. Coar o leite e reservar.

Bater muito bem os ovos juntamente com as gemas e o açúcar. Adicionar o leite em fio, batendo sempre.

Untar as paredes de uma forma para pudim com caramelo. Transferir o preparado anterior para a forma e cobrir com uma folha de alumínio alimentar.

Levar ao forno - no banho-maria - por 1h30, a 180ºC. Descartar o alumínio 20 minutos antes do final da cozedura.

Retirar o pudim do forno e deixar arrefecer por completo. Cobrir a forma com filme transparente e reservar no frigorífico durante pelo menos 2-3 horas antes de servir.

Para desenformar, colocar um prato sobre a forma e virar o conjunto com um movimento rápido. Servir o pudim fresco.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Açoriana, de Zita Lima - Ed. Everest (Portugal)

Frigorífico : Geladeira, refrigerador

10 comentários:

  1. Elvira,
    Descobri o chá Gorreana na minha 1ª visita aos Açores - ao Faial e passou a ser o meu chá de eleição em qualquer uma das suas variantes, embora actualmente só consuma o chá verde. Na altura trouxe um bom carregamento, para mim e para oferecer. Chegada ao continente descobri não se encontrava à venda em lado nenhum, a não ser na casa dos Açores , uma vez que, então, praticamente só se encontrava na Casa dos Açores (isto no Porto), o que para mim era incompreensível que um produto de tanta qualidade e nacional não estivesse disponível a todos, mas felizmente hoje já se encontra à venda nas grandes superfícies. Bom, beijinhos e agora vou tomar uma chávena de chá verde Gorreana. Até à próxima.

    ResponderEliminar
  2. eu sou uma "azelha" com pudins que têm que ir a cozer no forno... mas adoro chá verde. acho que ia gostar muito de provar esta delícia

    ResponderEliminar
  3. Lembras de mim? Tempão, snif, mas tudo bem. Continuo te seguindo e essa receita me despertou a curiosidade. Bolo de chá??? Menina, bem inusitado, pelos menos pelas minhas bandas. Qualquer dia vou experimentar.
    Bom dia, Deus te abençoe querida.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Detesto chá, mas esta é capaz de ser uma boa forma de me tentar habituar a ele :) Estive a actualizar as minhas visitas ao teu blog e fiquei surpresa com a caldeirada de entrecosto (adoro esta carne) e com o esparguete de salsichas... a experimentar :) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parece muito bom! Acho q vou experimentar a receita. Só não sei se aqui no Brasil é o mesmo chá q voc~es aí chamam de chá verde... então não sei se vai ficar com o mesmo sabor. Vou fazer a experiência depois conto aqui, ok?! Bjks!!!

    ResponderEliminar
  6. Tenho dois chás Gorreana em casa, presente de uma amiga Açoreana. Até então nunca tinha provado mas não ficam atrás dos famosos chá ingleses. Até acho o chá Gorreana bem mais saboroso :) Esse pudim deve ficar uma delícia!

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia o chá Gorreana. Mas vou fazer o pudim, ficou com um óptimo aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu também conheci este chá na minha primeira visita a São Miguel. Converteu-se num dos meus chás preferidos! Todos os anos recebos pacotinhos e pacotinhos trazidos pelos meu queridos sogros! Eis uma sobremesa perfeita para os surpreender! Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  9. Mas minhas viagens a São Miguel a Fábrica de Cha da Gorreana está sempre na lista :-) e em minha casa nunca deixo faltar o chá verde da Gorreana, que a meu ver, é o melhor do mundo.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. esse cha naunca provei o que e uma pena eu adoro cha e bebo um ou mais todos os dias
    em dias como este de noites frias sabe tao bem
    este pudim esta bem bonito jafiz com cha mas diferente
    vou guardar esta receita açoriana

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !