13 de outubro de 2008

Couve-flor gratinada



Esta é uma das únicas receitas que consegue convencer o meu marido a comer couve-flor, pois ele não gosta mesmo nada. Um acompanhamento clássico e sem mistérios, mas sempre muito apreciado...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 couve-flor
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
- 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 0,5 l de leite
- 2 porções de queijo fundido tipo Vaca Que Ri
- sal & pimenta moída na altura
- 1 boa pitada de noz-moscada moída
- 100 g de queijo gruyère ou emmental ralado em fios

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Arranjar a couve-flor e separar em floretes. Lavar e escorrer muito bem.

Levar os floretes de couve-flor a cozer em água a ferver temperada de sal por 7-8 minutos. Escorrer e reservar.

Aquecer a manteiga num tacho. Polvilhar com a farinha e cozinhar sem parar de mexer até alourar.

Juntar o leite aos poucos sem parar de mexer com uma vara de arames até ferver. Adicionar o queijo fundido e mexer até derreter por completo. Temperar com a noz-moscada, sal e pimenta. Retirar o tacho do lume.

Espalhar os floretes de couve-flor numa assadeira e regar com o molho. Polvilhar com o queijo ralado e levar a gratinar no forno até dourar. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida.

Ver também : Couve-flor e batatas ao gratin


Pimenta : Pimenta do reino

22 comentários:

  1. Eu não vou muito com a couve-flor,mas desta forma,até que vou experimentar,pois tem um aspecto,...delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ola Elvira,
    HUMMM!!...Que delicia!! Adoro couve flor gratinada e a sua esta bem rica!! Com queijo gruyere...perfeito! Adorei! faço sempre só com molho branco, vou experimentar assim.
    Parabéns pelo blog!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. mas que bom asepcto,assim qualquer um come mesmo amiga,jinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. Elvira querida, sua couve flor está uma maravilha!! E assim, gratinadinha, não conheço quem não goste! Até minha filha que é muito enjoada para comer, adora couve flor gratinada... a sua está com uma aspecto lindo demais!!!
    Beijos querida!

    ResponderEliminar
  5. cá em casa é a unica maneira de comenrem couve flor, mas eu também acrescento batatas, como remenbras, que também pode ser acomodado.
    bjka

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Cá em casa também não gastamos muito couve flor!!mas assim deve ficar uma delicia, já tomei nota e quando puder já vou experimentar, porque ainda por cima não leva natas:-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro couve-flor de qualquer jeito!! Deste modo que fez, gratinado, ficou com uma aparência ótima!

    ResponderEliminar
  8. Sempre faço em casa, tão simples e saborosa, não é?! Adoro!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. O meu marido também não gosta nadica de couve flor, mas eu acho que é por causa do cor branca... lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Com certeza é uma ótima sugestão.
    Aqui nos EUA a couve-flor não tem gosto de nada, dai precisamos utilizar receitas criativas que a tornem mais saborosa.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  11. Com mais queijo fica sempre melhor;-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. vou experimentar... se ele nao quiser fica toda p mim :)

    ResponderEliminar
  13. Eu nem assim consigo que eles (maridão e filhotes) comam!
    Eu adoro e costumo fazer (em dose reduzida porque é só para mim).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. sou como eu teu marido... nao gosto mesmo nada de couve flor, mas com queijo já comi. talvez que goste dessa receita também. vou anotar ;-

    ResponderEliminar
  15. Elvira querida eu sou bem o contrário do seu esposo, pois adoro couve flor e assim é realmente um pecado, que delícia e que lindo esse gratinado!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Mesmo não precisando de subterfúgios para comer couve-flor, esta receita vai certamente passar pela minha mesa.

    bjs

    ResponderEliminar
  17. Adoramos legumes gratinados faço muitas vezes e a minha receita é como a tua só nunca experimentei com o queijo da vaquinha que ri:)Para a próxima vou fazer.Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Com este acompanhamento eu dispenso o prato principal! Que delícia!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Uma deliciosa maneira de comer a couve-flor =)

    bjs

    ResponderEliminar
  20. Vamos lá a ver se eu tb vou conseguir convencer o meu....

    Elvira pode me mandar o código do Cozinhas do Mundo para colocar um link no meu blog. Imperdoável, eu sei, mas mais vale tarde do que nunca!
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  21. De certeza que ficou maravilhoso! Acho que vou experimentar, mas com bróculos, que é o que tenho em casa. Também deve de ficar bom...

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !