18 de setembro de 2007

Creme de cenoura com coentros



Tal como a nossa querida Risonha, gosto tanto de sopas que não me incomoda nada cozinhá-las até quando está calor. O pretexto para fazer esta, foi o meu marido se encontrar um pouco adoentado... Nesses casos, como ele é tão fanático como eu, pede sempre que eu prepare uma sopa. Na África do Norte, é muito habitual combinar cenouras com coentros, tal como no sul de Portugal, a região mais árabe do país. E de facto, resulta num casamento feliz...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de batatas
- 400 g de cenouras
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 70 g de arroz de grão longo
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1/2 molho de coentros frescos
- 1,2 l de água
- sal & pimenta

Preparação

Descascar, lavar e arranjar os vegetais. Cortar as batatas e as cenouras em pedaços. Picar os alhos e a cebola.

Aquecer o azeite numa panela. Juntar a cebola e os alhos picados. Deixar refogar um pouco.

Adicionar a água e o cubo de caldo, assim como os pedaços de batata e de cenoura. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver. Baixar o lume e cozinhar por 25 minutos.

Retirar do lume e triturar a sopa com o auxílio de uma varinha mágica ou de um liquidificador. Colocar novamente a panela ao lume.

Juntar os coentros previamente picados e o arroz. Cozinhar até o arroz se apresentar cozido, mexendo de vez em quando. Rectificar os temperos e servir de imediato.

Ver também : Creme de cenoura com hortelã / Creme de cenoura e espinafre

Cubo de caldo : Tablete de caldo
Molho : Maço
Pimenta : Pimenta do reino

20 comentários:

  1. Nos no Alentejo tudo o que leva coentros é bem vindo, imagino o cheirinho dessa sopa.

    ResponderEliminar
  2. Uma sopa sempre é bem-vinda, reconfortante!
    Espero que seu querido fique bom logo, logo.
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. A sua soa está com uma cara óptima. Mas, tb eu, sou suspeita: adoro sopa, estejam zero graus ou 35º.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Hummm... tb adoro coentros e esse creme deve ser uma maravilha com esse sabor ;-)

    ResponderEliminar
  5. Esse creme está uma delícia! Também faço muitas vezes estes cremes...nunca dão mau resultado e agrada sempre a toda a gente! :o)
    O doentinho de certeza que ficou logo melhor, com esse miminho!

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. O meu filhote disse-me hoje que tinha saudades de sopa! Eu, que devo grande parte dos meus cabelos brancos aos momentos em que o "obrigava" a comer sopa, sorri e decidi fazer uma boa sopa amanhã para comemorar.
    Vai ser esta!

    P.S.:As melhoras!

    ResponderEliminar
  7. Estimo melhoras a seu marido... Não comemos muitas sopas neste inverno pois não fez tanto frio assim, mas aqui gostamos bem de uma sopa. :-)

    ResponderEliminar
  8. hummm adoro cremes de cenoura...aposto q assim o maridão nao vai queres sarrar! bjos

    ResponderEliminar
  9. Adoramos sopa aqui em casa.Sempre que alguém não está muito bem, uma sopinha ajuda a aquecer a alma e a fortalecer o corpo.Desejo que seu marido melhore logo.
    Bjs!!!

    ResponderEliminar
  10. Sopa nunca é demais e sempre é bem-vinda.

    ResponderEliminar
  11. tomo sopa mesmo no calor, adoro ! e de cenoura, hmmm ! melhoras pro marido ! bjs

    ResponderEliminar
  12. querida Elvira, escusado será dizer que eu amei essa sopa... obrigado por te teres lembrado de mim. essa vai para a lista a fazer, podes ter a certeza.
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Creme de cenoura, é dos meus preferidos, da próxima vez que fizer vou experimentar este por causa dos coentros, acho que deve ser idêntico a uma sopinha que a minha avó alentejana fazia quando eu era miuda.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Esta sopa deve ser uma delícia! =)
    As melhoras para o seu marido,
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Elvira as melhoras do marido eu adorei a sopinha coentros eu deito sempre nas sopas só se não tiver não fosse eu Alentejana.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  16. Agradeço à todos os votos de melhoras. Felizmente, o João já se encontra perfeitamente bem de saúde. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Elvira, cenoura e coentro juntinhos hummmm, que delícia!

    ResponderEliminar
  18. Adoro sopa! Que combinação boa, essa! Hummm...


    Beijos,

    ResponderEliminar
  19. Tão bom o perfume dos coentros.
    O P diz que sou viciada neles, mas não faz mal...

    ResponderEliminar
  20. acabei de publicar esta sopinha, gostei muito, adoro arroz na sopa e esta fica simples e aromatica!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !