9 de julho de 2007

Festa dos Tabuleiros 2007



Termina hoje a Festa dos Tabuleiros. A festa popular mais famosa de Portugal decorre em Tomar, a minha cidade natal, de quatro em quatro anos. As suas origens perdem-se no tempo. Inicialmente, tratava-se de uma festa pagã romana que celebrava a ceifa do trigo. Só começou a ter uma interpretação cristã no início do séc. XIV quando a Rainha Santa Isabel a dedicou ao Espírito Santo. O símbolo mais forte continua a ser o trigo, que encontramos sob a forma de pães espetados nos célebres tabuleiros ornamentados com belíssimas flores de papel. Em outros tempos, o pão da festa era depois dado aos pobres. De hoje em dia, de forma obviamente mais moderna, o espírito continua intacto, já que todos os benefícios da festa são doados à organizações de caridade.



Durante os dez dias que dura a festa, realizam-se em Tomar várias iniciativas como jogos populares, touradas, concertos, ruas decoradas, tasquinhas de ruas, etc... Mas o dia D é no último Domingo com o tradicional desfile dos tabuleiros levados por moças vestidas de branco e ajudadas nessa cansativa tarefa por rapazes. Este ano, havia mais de 650 tabuleiros representando as várias freguesias do concelho de Tomar. Uma maré de cores inesquecível, de uma beleza de cortar a respiração... Aqui podem ver algumas fótos das decorações da cidade e do desfile. Mas nunca será como ver tudo isto com os próprios olhos, claro. Falta a música, o cheiro da murta, o calor do sol, o movimento...

















































Foi lindo. Haverá mais. Em 2011...! Para a próxima, não percam...

Mais informações sobre a Festa dos Tabuleiros de Tomar

16 comentários:

  1. Que beleza, sempre dei valor as essas pessoas que passam meses a fazer estas obras de arte.

    Obrigada por partilhar estas fotos .
    Adorei


    Julie Sol

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente...LINDOOOOOO!!!!
    Tive muita pena de não ter ido,mas meu filhote ficou com febre...só vi o que deu na tv.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Elvira coisa mais linda e as fotos estão um mimo.um bjs Natércia))

    ResponderEliminar
  4. Elvira quanta delicadesa dividir com a gente essa festa! Eu adorei conhecer e saber mais sobre a festa. AS fotos estão lindas!!

    ResponderEliminar
  5. Adorei ver as fotos de uma festa portuguesa, tabto quanto adoro tuas receitas. Obrigadinha pela oportunidade :)

    ResponderEliminar
  6. Ah là là, Elvira! Tu me fais voyager ce matin! Merci! Et c'est comme si Espirito Santo était descendu sur Tomar. Choisissent-ils toujours un enfant pour l'incarner? Bonne semaine à toi!

    ResponderEliminar
  7. Adorei ler sobre a festa dos Tabuleiros, amiga! E suas lindas fotos mostram que é realmente uma festa muito bonita e animada! Quem sabe eu não apareço por aí em 2011? Seria maravilhoso...

    ResponderEliminar
  8. Olá, Elvira.
    Adorei as fotos, que festa linda !!
    É tão bom quando a nossas festas não são esquecidas...pois são essas que fazem a nossa história.
    Bjokas.

    ResponderEliminar
  9. Elvira, adorei participar um pouquinho dessa festa atraves das suas fotos. Minhas lombrigas ja estao ate a falar portugues com sotaque, de tanta vontade de estar ai! :-) beijos,

    ResponderEliminar
  10. ainda nunca fui a tomar, mas está na minha lista já há muito tempo. infelizmente as férias quase nunca dao para nada. obrigada pelas lindas fotos ;-) beijo marlise / ninfanysa

    ResponderEliminar
  11. Que lindo tudo isso.
    Um dia ainda hei de conhecer tua terra, e ver estas belezas de perto !
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Olá minha querida, adorei as fotos.
    Tomar está no meu coração e sempre que posso vou lá!
    Este ano não pude ir à festa dos tabuleiros e fiquei com imensa pena. É, sem dúvida, das mais lindas de Portugal.

    Sabes... na minha lua de mel, tomar teve um lugar privilegiado... e mais não digo e eheheh ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Parece impossível mas nunca fui à Festa dos Tabuleiros! :(((

    ResponderEliminar
  14. Olá! Vim aqui parar e vi a fotos da Festa... tb postei alguns se quiseres ver ;)

    ResponderEliminar
  15. Incrível!
    Que linda foto reportagem...
    Desde sempre que vou para Tomar, e por estranho que pareça, nunca tive oportunidade de ir ver a festa dos tabuleiros.
    Mas obrigado pela linda e completa foto-reportagem, que nos traz um bocadinho da beleza que se nota por lá!

    Um beijo grande
    (temos um dia de combinar um cafézinho e um "beija-me depressa" na estrelas de tomar!)
    ;)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !