27 de outubro de 2006

Mussaca brasileira



Tal como desconhecia a piza portuguesa até recentemente, não sabia que existia uma versão brasileira da mussaca grega... Encontrei a receita numa revista brasileira de culinária (Cozinhando com Malu) e resolvi testá-la, para comparar com a receita original e variar um pouco. E não ficou nada mal...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 beringelas pequenas
- sal & pimenta
- azeite q.b.
- 400 g de carne de vaca picada
- mangericão picado q.b.
- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 2/3 chávena* de água
- 1 chávena bem cheia de molho bechamel
- 1/2 chávena de queijo mozzarella ralado
- farinha q.b.

1 chávena = 1 boião de iogurte

Preparação

Lavar as beringelas. Cortá-las em rodelas finas sem descascar. Polvilhar com sal fino e deixar escorrer sobre papel absorvente por pelo menos 30 minutos.

Preparar o molho bechamel como explicado aqui.

Escorrer muito bem as rodelas de beringelas e secá-las. Passar por farinha e levar a dourar numa frigideira com um pouco de azeite. Adicionar azeite de vez em quando se for necessário. Escorrer as beringelas sobre papel absorvente e reservar.

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma assadeira com azeite. Reservar.

Juntar mais um pouco de azeite na frigideira e refogar a carne picada por alguns minutos. Temperar com sal, pimenta e mangericão picado à gosto. Adicionar a água e o concentrado de tomate. Cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até a preparação ficar espessa.

Colocar camadas alternadas de rodelas de beringelas e de preparado de carne na assadeira. Cobrir com o molho bechamel e polvilhar com o queijo mozzarella.

Levar a assar no forno por mais ou menos 30 minutos, a 190ºC. Servir de seguida, com salada mista.

1 comentário:

Tempere à gosto !