6 de junho de 2006

Rolinhos vietnamitas de porco



Quando fui a um restaurante chinês pela primeira vez em Portugal, procurei logo na lista esta entrada que encomendava sempre que ía a um restaurante chinês, em França... e não a encontrei, nem noutros restaurantes, porque em Portugal, a comunidade asiática é mesmo chinesa, e não maioritariamente vietnamita, como era o caso em Paris. Há crepes chineses nas listas, mas não é a mesma coisa, nem por sombras. Os crepes chineses são feitos com ovos, enquanto os rolinhos vietnamites, muito mais pequenos, são preparados com crepes de arroz. Gosto imenso deste prato e já estava mesmo com saudades de o comer. Usei crepes e massa de arroz de arroz que me foram enviados pela minha amiga parisiense Isabelle, mas estes ingredientes encontram-se à venda em Portugal, em qualquer loja chinesa de alimentação. Experimentem e não vão querer mais nada!

Ingredientes para 30 unidades

Crepes

- 30 crepes redondos de arroz
- 2 costeletas de porco desossadas e picadas
- 2 cenouras raladas
- 1 haste de aipo ralada
- 1 boa macheia de rebentos de soja
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 novelo pequeno de massa de arroz
- 3 colheres (sopa) de molho de soja preto
- 1 ovo
- 2 (colheres) sopa de coentros picados
- sal & pimenta
- óleo vegetal

Molho

- sumo de 3 limões
- 3 colheres (sopa) de molho de soja preto
- 1 cenoura grande ralada
- 3 colheres (sopa) de água
- 1 pitada de açúcar
- 1 dente de alho picado finamente
- sal

Acompanhamento

- 30 folhas de alface
- 1 raminho de hortelã fresca

Preparação

Amolecer o novelo de massa de arroz em água a ferver. Escorrer, cortar em pedacinhos e reservar.

Numa tigela grande, misturar a carne picada com a cenoura, o aipo, os rebentos de soja, a massa de arroz, a cebola, o alho e os coentros. Incorporar o ovo. Temperar com molho de soja, sal, pimenta e misturar tudo muito bem.

Amolecer os crepes um por um em água tépida. Enxugar sobre um pano de cozinha, deixando os crepes um pouco húmidos.

Colocar uma pequena porção de recheio em cima do crepe e enrolar cuidadosamente, apertando para soldar as bordas. Dobrar as extremidades para fechar (ver fótos aqui). Repetir a operação até os ingredientes esgotarem.

Aquecer bastante óleo numa frigideira grande. Mergulhar os rolinhos no óleo (poucos de cada vez; os rolinhos não se devem tocar uns aos outros para não colar) por mais ou menos 12 minutos, primeiro em lume forte, e depois em lume médio (os rolinhos devem ficar cozidos por dentro sem que queimem por fora). Virar os rolinhos a meio da cozedura.

Escorrer os rolinhos sobre papel absorvente e reservar num lugar aquecido enquanto se fritam outros.

Preparar o molho, misturando juntamente todos os ingredientes. Distribuir por tacinhas individuais.

Dispor os rolinhos numa travessa de servir, juntamente com as folhas de alface e as hastes inteiras de hortelã. Acompanhar com o molho

Os rolinhos vietnamitas comem-se com os dedos, enrolados em folhas de hortelã e de alface e a extremidade levemente mergulhada no molho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tempere à gosto !