31 de maio de 2006

Crepes



Podem aqui ver o meu marido (só uma parte: o rapaz mede 1,98m...!) a fazer crepes, uma especialidade dele. De vez em quando, é giro fazer uma refeição só de crepes, da entrada até à sobremesa. E mais engraçado ainda se convidarmos uns amigos para ajudar a enviar os crepes pelos ares! Aqui vai a receita básica do João Manuel, que serve para crepes salgados como para crepes doces.

Ingredientes para 4 pessoas

- 250 g de farinha
- 2 ovos
- 5 dl de leite
- 1 pitada de sal fino
- óleo

Preparação

Misturar a farinha com os ovos, o leite e o sal. Bater muito bem com o auxílio de uma vara de arames até o preparado ficar homogéneo.

Aquecer uma frigideira anti-aderente et untar o fundo com um pouco de óleo, usando papel absorvente. Juntar uma pequena concha de massa, formando círculos.

Dourar o crepe de um lado e dar um impulso na frigideira para virar o crepe, fazendo-o saltar no ar. Repetir a operação com a massa restante, untando a frigideira com óleo para cada crepe.

Depois, basta rechear os crepes à gosto com fruta, doce, compota, chocolate, chantilly, mel, bolas de gelado, etc.

Para crepes salgados, mistos, por exemplo, colocar uma fatia de fiambre e outra de queijo em cima do crepe e fechar, formando um pacotinho rectangular. Aquece-se uma mistura de óleo e de manteiga e levam-se os pacotinho a dourar de todos os lados. Uma vez fritos, se houver sobras, podem-se congelar. Depois, os crepes não devem ser aquecidos no micro-ondas, mas novamente fritos.

Outro recheio que costumo fazer: preparo um molho bechamel e junto-lhe um refogado de cebola, cubinhos de bacon e salsa. Os crepes também ficam muito bons com recheio de bacalhau, salsicha, vegetais ou aquilo que passar pela cabeça naquele momento. Acompanham-se com saladas variadas e pronto!

5 comentários:

  1. E não bate com a cabeça na chaminé?

    ResponderEliminar
  2. J'aime bien venir ici aussi, ça me fait de l'exercice de lecture et j'ai l'esprit qui s'envole vers les gens que j'aime au portugal.
    Va falloir même que je m'exerce à y écrire en portugais, tiens !!!!
    Joli tablier Joao !!!!
    Héhé !!!!
    Beijinhos amiga!

    ResponderEliminar
  3. Dantes batia, Kuka. Mas fizemos umas obras. ;-)

    ResponderEliminar
  4. Uauuu! E eles enrolam à chinesaaaa!
    Sugestão (adquirida no cartier dos PD's em Paris, ein!): para os salgados usar uma parte de farinha integral. Atenção, não demasiada, porque como tem menos "goma", tende a quebrar, e o crepe quer-se elástico!

    Gris bisous, sua instigadora da tranca larga!!!!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !